Ambientes inclusivos e respeitosos transformam o aprendizado e a vida de toda a comunidade.
Quando estamos responsáveis por formar crianças e adolescentes cidadãs, que respeitem uns e umas aos/às outros/as e sejam participantes em suas comunidades, a Realce: colorindo escolas acredita ser fundamental a ética do cuidado, a cooperação e o exercício da igualdade.
Portanto, é direito e dever de todas as pessoas que atuam em espaços educativos e escolares contribuir com experiências justas, respeitosas, pacíficas e colaborativas, educando a partir do exemplo.
Mediante uma paixão pela cultura das infâncias e um compromisso fundamental com o cuidado enquanto direito humano, nasce a Realce: Colorindo escolas.
Uma consultoria em educação, especializada em promoção de direitos humanos e valorização da diversidade.

A prática educativa é um gesto de esperança crítica.
Esta consultoria é voltada a guiar instituições educacionais e de ensino por uma jornada comprometida em combater desigualdades, promover o bem-viver, defender a cultura das infâncias e garantir um clima escolar seguro e cuidadoso para todas as pessoas por ele afetadas.
A Realce: colorindo escolas acredita que aspectos afetivos e sociais interferem no desempenho escolar dos alunos e na vida de quem na escola trabalha e de quem dela participa. Por isso, trazemos uma visão holística e integral.
Cada ação da nossa consultoria em educação tem compromisso com um mundo mais justo, onde a aprendizagem se expande para além da sala de aula e transforma comunidades inteiras de forma mútua, constante, dialógica e permanente.
A pedagogia de Paulo Freire nos lembra que ninguém educa ninguém sozinho: educamo-nos em comunhão. Enquanto bell hooks nos recorda que o amor não é simplesmente um sentimento, mas uma ação.
Nos propomos a apoiar cada participante do contexto escolar – equipe administrativa, professoras (es), famílias e demais responsáveis, crianças e jovens — na jornada de transformações para um ensino mais comprometido com modos de vida sensíveis, igualitários, promotores de cuidado e de reconhecimento das diferenças.
Jogamos luz sobre a invisibilização do trabalho de cuidados, e nadamos contra a maré da precarização do Ensino. Apoiamos a construção coletiva de uma sociedade em que o trabalho de cuidar, executado do início ao fim no ambiente escolar e no interior das famílias e comunidades, seja reconhecido, valorizado, compartilhado e direito fundamental de todas as pessoas.
Para que descansar e fruir sejam direitos humanos garantidos.
Para nós, valorizar e investir em garantir um bom clima escolar se trata de uma escolha estratégica em qualquer projeto educativo comprometido com vida em dignidade, com a vida enquanto potência criativa e com vida para um exercício de cidadania.
Conjuntamente, a pedagogia de Célestin Freinet oferece à Realce uma inspiração importante no campo da democratização da escola e da valorização das experiências.
Com ele, trazemos a perspectiva da escola enquanto um espaço de trabalho cooperativo, no qual crianças e professoras(es) aprendem uns/umas com os/as outros/as, em um ambiente ativo e de participação, e do qual deve fazer parte a comunidade de forma ativa.
Isto é: um ambiente que viabilize trocas mútuas e em diferentes instâncias, e promova o desenvolvimento de habilidades para convivência plural, diversa, equitativa e colorida.
Buscamos apoiar as escolas a, cada vez mais, cumprirem as exigências da BNCC, da LDB, das legislações trabalhistas e de inclusão. Mas, para além de auxiliar as escolas a atender às normas, evitar embates judiciais ou atuar um caso de violência, oferecemos ferramentas concretas de transformação.
Somos orientadas para a mudança global, nos norteando também nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU – entre eles, os que dizem sobre equidade, escuta ativa, corresponsabilidade, justiça restaurativa, bem-estar integral, protagonismo infantil, transparência, autonomia, cuidado como direito humano, feminismo, anticolonialismo e antirracismo.
Todos os serviços fornecidos, sem exceção, estão fundamentados em propostas que visam a redução das desigualdades e o combate aos preconceitos de gênero, raça, etnia, sexualidade, capacidade e nacionalidade, que valorizem a diversidade e a construção de uma cultura escolar democrática e afetiva, com apoio ao protagonismo infanto-juvenil e a participação ativa da comunidade e do corpo de trabalhadoras(es) da instituição.
Nossa metodologia sociológica parte de experiências reais e vividas pela comunidade escolar. Pressupõe ainda um respeito genuíno às realidades locais, comunitárias e territoriais, adaptando nossas práticas e propostas às necessidades apresentadas em cada contexto escolar e sociocultural.
Promovemos a valorização dos saberes enraizados característicos do entorno e dos saberes populares para, quando necessário, realizar a adequação ao/do projeto político-pedagógico de cada instituição à sua maneira. Isto é, atuamos de forma personalizada, ofertando uma combinação de serviços coerentes com a necessidade e as possibilidades da escola.
Combinamos diagnóstico institucional aprofundado, análise de clima escolar, formação continuada de professoras(es) e gestoras(es), revisão de práticas e políticas internas, acompanhamento estratégico, oficinas propositivas e lúdicas para crianças e adolescentes, mapas de risco e manuais de orientação, entre outras propostas possíveis.
Sonhamos com escolas que cultivem ambientes inclusivos e acolhedores, nos quais crianças e adolescentes, famílias e profissionais se sintam pertencentes, respeitados, seguros e cuidados.
E te convidamos para trazer esse sonho para o mundo real junto com a gente.
Damos as mãos a um vasto corpo de pensadoras(es) e criadoras(es) de conhecimento para dar as mãos à sua instituição, e guiá-la por esse processo necessário, bonito e inspirador que transforma modos de vida.
Mais que Consultoria, lançamos um convite para as escolas realçarem o diverso, o múltiplo e o colorido que existe entre nós.


Deixe um comentário